Novidades do Blog

Universidade do Frio amplia formação de profissionais para a cadeia do frio

Frigo King, há 9 meses
Universidade do Frio amplia formação de profissionais para a cadeia do frio

A Universidade do Frio é uma instituição de formação EAD mantida pela Frigo King e, neste ano, deve ultrapassar a marca de mil alunos. No ano passado, foram 917 participantes dos cursos de formação para atuação na cadeia do frio e no período anterior foram 695 pessoas.

“Transportar alimentos refrigerados e congelados exige muita precisão”, explica Marcos Pordeus de Paula, diretor da Frigo King, que completa: “a sociedade está mudando e o volume de alimentos que precisam ser conservados durante o transporte tem crescido muito”. 

De acordo com um levantamento feito pela consultoria de consumo inglesa Kantar Worldpanel, no Brasil, acima de 61% das pessoas consomem refeições congeladas no seu cotidiano. Desse total, pelo menos 20% dos brasileiros consomem alimentos congelados frequentemente. 

“O elo mais frágil entre a produção do alimento e o comércio de varejo é o transporte e, por isso, dedicamos a Universidade do Frio à formação de pessoal especializado”, diz o executivo. O volume de horas anuais de curso é de aproximadamente 250, mas o total de alunos é superior aos registrados.

“Como o material didático acaba ficando postado na plataforma do cliente, não temos como medir o volume real de pessoas que, de fato, se beneficiaram dos conhecimentos ali disponibilizados”, diz Marcos.

A Universidade do Frio oferece o Programa de Atualização e Refrigeração para Transporte para profissionais de empresas logísticas. A cadeia do frio engloba todo o processo, ou seja, desde a produção do alimento, passando pelo armazenamento, até o transporte do produto.

O programa de ensino à distância (EAD) da Universidade do Frio é desenvolvido em módulos temáticos. Alguns são história da refrigeração e noções básicas da operação, aplicação, manutenção e uso correto das linhas Flex, SA1 e Apollo e linha diesel.

“Por ser modular, podemos criar novas linhas de conteúdo conforme a necessidade surgir”, informa o executivo, que completa: “transportar preservando todas as condições de refrigeração e garantindo a segurança alimentar é o objetivo da formação na Universidade do Frio”.