Novidades do Blog

Maquinários e motores antigos: podemos utilizar Diesel S10?

Frigo King, há 3 anos
Maquinários e motores antigos: podemos utilizar Diesel S10?

Desde que o diesel S10 chegou ao Brasil, muitas dúvidas foram surgindo quanto a sua utilização, principalmente pela comparação direta entre os efeitos do diesel S-500, utilizado há mais tempo. Pensando em esclarecer essas dúvidas e aproveitando para dar algumas dicas preparamos esta matéria.


Maquinários e motores antigos: podemos utilizar Diesel S10?

SIM:qualquer veículo ou equipamento que seja movido a diesel pode receber o S10. No entanto, motores e bombas injetoras antigas não foram preparadas para trabalhar com a baixa lubricidade do diesel S10, além de não possuírem a tecnologia necessária para a queima adequada, comprometendo a performance do equipamento e podendo causar danos a curto e médio prazos.


Quais motores antigos podem utilizar S10?

Para usar o S10 em motores de veículos fabricados antes de 2012, é necessário que estes não possuam as tecnologias EGR (Recirculação de Gases de Exaustão) ou SCR (Redução Catalítica Seletiva), com riscos de prejudicar o funcionamento do motor; caso o motor não possuir tais tecnologias, você pode utilizar S10, fazendo algumas adaptações.


É necessário a limpeza do tanque para utilizar o Diesel S10?

SIM: Quanto mais antigo o equipamento, mais sujeira e borras no fundo no tanque e filtros ele tem, algo relativo a toda a experiência e usabilidade que este motor teve durante sua vida útil. Colocar o diesel S10 neste tanque contaminado, poderá causar desprendimento da borra no fundo do tanque, causando entupimento de filtros e bicos injetores. Sendo assim, antes de optar por abastecer com o S10, é essencial realizar a lavagem do tanque e demais procedimentos de limpeza.

Será um gasto a mais que valerá a pena se você quiser usar o diesel S10 no motor antigo.


É necessário aditivo para aumento da lubricidade?

Apesar do S10 ser um combustível que traz menos danos ao meio ambiente, a sua baixa lubricidade pode causar problemas aos equipamentos que não foram fabricados para operar com essa característica. O uso de aditivo poderá incrementar a lubricidade do diesel S10, possibilitando o seu uso em motores e bombas injetoras antigas, contribuindo ainda para todos os benefícios que o aditivo agrega.


 Vale a pena usar o S-10?

SIM: o diesel S-10 é considerado um combustível inovador, de categoria aprimorada. Possui características que o tornam um diesel de excelente potência em motores otimizados para receber e processar esse tipo de tecnologia. Entretanto, como o Diesel S-10 possui baixo teor de enxofre em sua composição possibilita o surgimento de microorganismos, sedimentos no tanque e ceras cristalizadas, diminuindo a lubricidade do motor e gerando problemas nos bicos injetores.

Desta maneira, a necessidade de integrar o uso do S-10 a um bom aditivo poderá manter todas as propriedades deste combustível intactas.