Novidades do Blog

‘Mãeravilhosa’ da Frigo King: “o retorno da licença maternidade pode ser inseguro, mas não foi o meu caso”

Frigo King, há 11 meses
‘Mãeravilhosa’ da Frigo King: “o retorno da licença maternidade pode ser inseguro, mas não foi o meu caso”

Quase metade das mulheres que tiram licença-maternidade perdem o trabalho após 12 meses fora do mercado, segundo o estudo As consequências da licença-maternidade no mercado de trabalho: evidências do Brasil, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A queda da empregabilidade das mulheres que se tornaram mães se inicia imediatamente após o período de proteção ao emprego garantido pela licença- maternidade. A maior parte das saídas do mercado de trabalho se dá sem justa causa e isso causa uma insegurança nas profissionais muito grave, chegando a influenciar na decisão de ter filhos.

Essa foi uma pauta muito debatida nesse último Dia das Mães, que inclui assédio materno e discriminação das mulheres no mercado de trabalho. “O assédio materno é uma realidade. É uma atitude perversa, com o intuito de tornar insuportável a vida da mãe no local de trabalho, chegando ao ponto de ela se sentir desconfortável e querer interromper o vínculo de emprego”, afirmou a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Maria Helena Mallman.

Além das iniciativas jurídicas que visam proteger e evitar esse tipo de situação, cabe às empresas pôr em prática a agenda ESG - Environmental, Social and Governance, que tem como uma de suas principais bandeiras a fomentação da diversidade corporativa, o que inclui, em especial, as mulheres. 

Os princípios da Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa são os que regem nossa cultura aqui na Frigo King, tendo como ponto de partida o respeito e a valorização dos nossos colaboradores. 

Nesse mês especial do Dia das Mães, trouxemos um relato inspirador de uma mamãe super especial da Frigo King, a ‘mãeravilhosa” Sheila, mãe do Mateus e da Beatriz.

Minha carreira na Frigo King começou em 2015. Sou analista financeira, faço o Contas a Pagar e a Receber da empresa, sempre estou aberta a adquirir novos conhecimentos e experiências, todo desafio é um aprendizado!

Gerar uma vida é uma dádiva de Deus. Em setembro de 2019, meu primeiro tesouro veio ao mundo. Mateus é meu precioso, não vejo minha vida sem ele. Ser mãe é não saber mensurar o tamanho do amor que sentimos, não tem como explicar apenas sentir. É um amor que a cada dia que passa só aumenta.

Muitas mulheres, ao retornar da licença maternidade, sentem-se inseguras, mas  esse não foi o meu caso, não tive esse sentimento. 

Em março de 2020, quando iniciou a pandemia, a Frigo King também me deu todo o suporte e sempre me auxiliou quando precisei.

Beatriz, minha preciosa, nasceu em fevereiro de 2023 e ela veio para mostrar que podemos amar igual mais de uma vidinha.

Hoje, mãe de 2, posso afirmar que os desafios são maiores, porém, mais leves de se enfrentar. Estamos criando nossa rotina para logo  voltar ao  trabalho e novamente sei que posso contar com a empresa para o que precisar.”

Aqui na Frigo King, nós entendemos que somos pessoas trabalhando para pessoas, valorizar nossos colaboradores, estabelecer um diálogo honesto e respeitar suas individualidades e necessidades é um dever de casa que buscamos realizar com prioridade e atenção.

Sabemos que ainda há muito a fazer, é um longo caminho, mas podemos começar pelo acolhimento e respeito às profissionais que de fato fazem o mundo girar, afinal, as mulheres correspondem a mais da metade do mercado de trabalho.

Nossas colaboradoras são parte essencial da nossa empresa, da nossa história e das conquistas que colecionamos em mais de 18 anos de mercado; é visível como a dádiva da maternidade as fortalecem, potencializa sua determinação, coragem e resiliência para os desafios profissionais e pessoais. Ninguém é mais motivado que uma mãe.

A mensagem que queremos passar para todas as mamães, em especial às nossas ‘mãeravilhosas’ da Frigo King, é a mesma da Sheila.

A maternidade é a aventura mais emocionante que se pode vivenciar, ela não fácil, é desafiadora, mas nos fortalece e nos mostra quão forte somos. Por eles, você se torna uma ‘leoa’, enfrentamos o que for preciso para vê-los bem e felizes.

Cada fase é tão maravilhosa, passa tão rápido, é tão fantástico ver a evolução deles, tão gostoso de viver, deixa saudades quando paramos para lembrar de cada momento!

Mãe, você é linda, você é forte, é guerreira, és ‘mãeravilhosa’.”

Feliz dia das mães!