Equipamentos de refrigeração

Frigo King e o compromisso com o Meio Ambiente: Fluidos Refrigerantes X Camada de Ozônio

Frigo King, há 1 ano
Frigo King e o compromisso com o Meio Ambiente: Fluidos Refrigerantes X Camada de Ozônio

Nos últimos anos a preocupação com o futuro do uso de combustíveis fósseis em veículos tem aumentado; a busca por alternativas vem crescendo e a solução elétrica tem sido bem aceita pelo mercado de transporte refrigerado.

Mas essa preocupação vai além na Frigo King. Somos uma empresa atenta às tendências e, por fazer parte do Sistema de Boas Práticas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), como fornecedora, colocamos a engenharia para desenvolver produtos e soluções que possam atender veículos com eficiência energética, além de fazer escolhas que visam a preservação do Meio Ambiente, como o uso de fluidos refrigerantes ecológicos.

Criamos o EPS - Electric Power System, um sistema que permite usar a linha de produtos da Frigo King em todos os caminhões movidos a energia elétrica. Estamos 100% conectados ao conceito ESG e aos cuidados com o Meio Ambiente, pessoas e sustentabilidade.

Antes da eficiência energética elétrica tomar corpo e começar a se tornar uma realidade no transporte refrigerado, a Frigo King já tinha o compromisso de usar fluidos refrigerantes ecológicos (HFCs) que não degradam a camada de Ozônio e possuem baixíssimo potencial de aquecimento global.

Para a gente entender melhor, contextualizemos o uso de fluidos refrigerantes ao longo de sua existência.

Os primeiros Fluidos Refrigerantes Fluorados desenvolvidos pela indústria, na década de 1930, foram os Clorofluorcarbonos (CFCs), como o R-11 e o R-12, que, apesar de serem eficientes e seguros para o ser humano, eram danosos ao meio ambiente uma vez que degrada a camada de Ozônio.

Em sequência, na década de 1950, foram desenvolvidos os Hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), como o R-22 e o R-141b, que, apesar de possuírem menor impacto ambiental, ainda contribuíam significativamente para a degradação da camada de Ozônio.

Em 1990 foram, desenvolvidos os primeiros Hidrofluorcarbonos (HFCs), como o R-134a e o R-410A, muito utilizados até os dias atuais, pois mantém o bom desempenho e não degradam a camada de Ozônio, porém, possuem elevado potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) e, consequentemente, contribuem para o efeito estufa e elevação da temperatura média global.

No Brasil, os CFCs e HCFCs atualmente são regulados pelas diretrizes do Protocolo de Montreal, que busca a eliminação total das substâncias químicas que degradam a camada de ozônio até o ano de 2040.

Por outro lado, os HFCs de alto GWP estão regulamentados pelas diretrizes da Emenda de Kigali, globalmente ratificada por 135 países até o momento - no Brasil, a sua regulamentação está em processo de ratificação no Congresso.

Países em desenvolvimento como o Brasil, possuem o calendário previsto de início de congelamento do consumo de HFCs a partir de 2024 e reduções gradativas a partir de 2029, até a redução de 80% do consumo no ano de 2045.

Simultaneamente aos protocolos internacionais, as agendas ESG ganharam maior destaque nos últimos anos, de modo que a refrigeração e climatização se tornaram protagonistas no cenário de oportunidades de reduções de emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2e), principalmente pela eficiência energética e pela escolha do fluido refrigerante a ser utilizado.

Na Frigo King nós utilizamos o R134a e R404A em nossos equipamentos, que são fluidos refrigerantes ecológicos.

É por meio desse compromisso com a agenda ESG nós da Frigo King, que para além de regulamentações, estamos atentos e trabalhando para usar e desenvolver as melhores iniciativas para as pessoas e para o Meio Ambiente


Fonte: Blog do Frio