top of page

Você já ouviu falar de equipamento de refrigeração a diesel?


Aqui no blog, nós já falamos sobre os equipamentos de refrigeração que são acoplados ao motor do veículo e sobre os aparelhos elétricos de refrigeração. Mas você sabia que também existe um equipamento de refrigeração a diesel?


Como funcionam os equipamentos de refrigeração

Antes de falarmos especificamente sobre o equipamento de refrigeração a diesel, vamos relembrar como funcionam os equipamentos de refrigeração: para que eles mantenham o baú refrigerado, um gás refrigerante deve passar por todo o sistema. Esse gás, por sua vez, precisa ser bombeado para que alcance todo os componentes — e é para isso que serve o compressor. Quando o equipamento de refrigeração é ligado, o compressor passa a transmitir o fluido por todos os tubos. Mas essa peça também precisa de uma força para funcionar. E é aí que surgem as diferenças entre os equipamentos de refrigeração acoplados, elétricos e a diesel. A distinção se dá por conta da origem da força motriz que liga o compressor e impulsiona o fluido por todo o sistema. Para gerar a força necessária para que o compressor funcione, é possível conectá-lo diretamente ao motor do veículo por meio de uma correia. Nesse caso, chamamos esse sistema de equipamento acoplado de refrigeração, pois ele está ligado ao motor e depende dele para funcionar. Isso quer dizer que se o caminhão ou van é desligado, o sistema de refrigeração também para de funcionar. Já o equipamento de refrigeração elétrico atua de maneira diferente: nele, existe um motor movido à eletricidade ligado ao compressor diretamente no eixo ou por uma correia. Ele não pode ser usado com o veículo em trânsito, pois depende de uma fonte de energia externa. Por isso, funciona como aparelho complementar ao acoplado, mantendo o veículo refrigerado estando ele desligado ou não.


Como funciona o equipamento de refrigeração a diesel

O equipamento de refrigeração a diesel tem o sistema de refrigeração que funciona completamente separado do veículo. Nesse caso, existe um motor a diesel ligado diretamente ao compressor, o que permite que o equipamento de refrigeração funcione mesmo com o caminhão desligado, uma vantagem se comparado ao equipamento acoplado. Outra vantagem é que esse tipo de equipamento pode ser ligado com o veículo em trânsito, uma vez que não depende de uma fonte de externa de energia como os aparelhos elétricos. Por tudo isso, os equipamentos de refrigeração a diesel são considerados os mais confiáveis, completos e autônomos, oferecendo mais eficiência para o transporte refrigerado de cargas. Com ele, também é possível ter mais segurança no trajeto, pois mesmo que haja algum imprevisto, como problemas mecânicos no veículo ou paradas na estrada, o equipamento continua operando de forma normal, isto é, mantendo os produtos refrigerados e em ótimas condições para que a entrega seja realizada com sucesso. Por essas características, o equipamento de refrigeração a diesel é indicado para grandes veículos e trajetos longos, já que oferece confiabilidade para que a carga permaneça na estrada por vários dias sem problemas com a refrigeração. Aqui na Frigo King, a linha Titan atua com esses equipamentos e oferece segurança e tranquilidade para você! Acesse o nosso site ou entre em contato com a nossa equipe para saber mais! E se você ainda tiver alguma dúvida sobre o equipamento de refrigeração a diesel, deixe seu comentário aqui embaixo para conversamos!

תגובות


bottom of page