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Como Otimizar o Transporte de Produtos com Temperaturas Distintas no Mesmo Baú Refrigerado

  • Foto do escritor: Tarcisio Raduntz
    Tarcisio Raduntz
  • há 5 dias
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 3 dias


No transporte refrigerado, é cada vez mais comum a necessidade de transportar, dentro de um mesmo compartimento, produtos que exigem temperaturas distintas. No entanto, essa prática, se não for cuidadosamente planejada, pode comprometer seriamente a integridade da carga — além de infringir normas técnicas importantes.


Segundo a NBR 14701, norma que rege o transporte refrigerado no Brasil, o papel de qualquer equipamento de refrigeração é manter a temperatura dos produtos embarcados, e não alterá-la. Isso significa que, ao inserir dois tipos de cargas com diferentes temperaturas de embarque em um mesmo baú, estamos colocando em risco a qualidade dos produtos e desrespeitando a regulamentação.


A Solução: Divisórias Inteligentes

Para resolver esse desafio operacional, surgiram as divisórias térmicas, que podem ser:

• Fixas – instaladas de forma permanente no baú, porém reduzem a capacidade útil de carga.

• Móveis – ajustáveis conforme a operação, trazendo mais flexibilidade para a logística diária.


Essas divisórias possibilitam, por exemplo, que uma parte do baú transporte produtos congelados (-15°C a -18°C), enquanto a outra parte acomode itens resfriados (0°C a +5°C) ou até mesmo carga seca, que não exige controle térmico.


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Controle de Temperatura na Segunda Câmara

Quando há a necessidade de manter controle térmico em dois ambientes separados, entram em cena dois componentes fundamentais:

• Ventilador da Divisória: responsável por puxar o ar frio do compartimento congelado e direcioná-lo ao ambiente resfriado.

• Termostato da Segunda Câmara: regula a temperatura desse segundo ambiente e aciona o ventilador sempre que necessário.


Desafios na Instalação Convencional

Na maioria dos casos, os baús não são preparados originalmente para esse tipo de configuração. Com isso, o ventilador costuma ser ligado a uma tomada auxiliar no baú. E aqui começam os problemas:

• Quando o motorista esquece o ventilador ligado durante a noite, o consumo contínuo pode descarregar a bateria do caminhão, impedindo a partida no dia seguinte.

• Durante a operação, é comum o operador ajustar manualmente o termostato, acreditando que o equipamento precisa entregar mais frio por causa do clima externo ou da "sensação térmica" do compartimento resfriado. Isso é um erro crítico que:

  • Prejudica a qualidade da carga.

  • Aumenta o consumo de combustível.

  • Provoca desgaste prematuro dos componentes do sistema de refrigeração.


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Como a Frigo King Resolve Esse Problema

Pensando em uma operação mais eficiente, segura e alinhada às boas práticas do transporte refrigerado, nossos equipamentos permitem a integração direta do controle de temperatura da segunda câmara ao sistema central de refrigeração do caminhão.

Essa solução traz uma série de vantagens:


✅ Precisão no controle térmico, mantendo a temperatura ideal em cada compartimento sem interferência do operador.

✅ Ventilador da divisória acionado automaticamente apenas quando necessário, economizando bateria e preservando a vida útil do componente.

✅ Menor consumo de combustível, já que o sistema opera com base em parâmetros definidos e não em ajustes manuais.

✅ Monitoramento remoto e em tempo real, através do nosso aplicativo gratuito Meu Frigo King e da plataforma online de gestão térmica, permitindo rastreabilidade total da temperatura com Data Logger integrado.


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Conclusão

A eficiência no transporte refrigerado depende diretamente da forma como controlamos a temperatura da carga ao longo da rota. Dividir corretamente os compartimentos e automatizar o controle térmico da segunda câmara são passos fundamentais para manter a qualidade dos produtos, economizar recursos e garantir conformidade com as normas vigentes.


Na Frigo King, tecnologia e inteligência andam juntas para entregar soluções que vão muito além do frio.


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