top of page

O termômetro parou de funcionar durante o transporte? Saiba o que fazer!


Um assunto recorrente aqui no blog é a importância de manter a temperatura correta durante todo o transporte refrigerado de cargas. E para atestar que os produtos estão refrigerados ou congelados da maneira certa, o termômetro é um instrumento indispensável, uma vez que ele afere e aponta a temperatura do baú refrigerado continuamente. Mas o que fazer quando o termômetro para de funcionar durante o transporte de cargas? Bom, essa é uma situação que ninguém quer ter que lidar no dia a dia. Afinal, quando essa ferramenta para de apontar a temperatura correta, é impossível saber se os produtos estão seguros ou não dentro do baú, o que coloca em risco todo o sucesso do transporte de cargas refrigeradas. Por isso, é preciso agir preventivamente para evitar que esse tipo de problema ocorra no cotidiano da sua frota. E para ajudar você a entender melhor como fazer isso, nós preparamos este artigo! Acompanhe e veja como garantir que os termômetros dos seus veículos funcionem corretamente e não deixem você na mão!


Como evitar que o termômetro pare de funcionar

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância de fazer as manutenções preventivas

tanto no baú refrigerado quanto nos equipamentos de refrigeração. Essa prática ajuda a evitar que os problemas acabem pegando você de surpresa no dia a dia e ainda contribui para reduzir custos com consertos, que costumam ser mais caros do que as ações de prevenção. Nesse sentido, é fundamental incluir na manutenção todos os itens que se relacionam ao controle da temperatura e ao termômetro em si, como os sensores que aferem a temperatura dentro do baú refrigerado e o controlador digital que fica dentro da cabine. Ao assegurar que eles estão atuando normalmente, você previne problemas durante o transporte. Outra medida que ajuda a evitar a descoberta de falhas quando o veículo já está na estrada é fazer o pré-resfriamento do baú

de carga antes de colocar os produtos nele. Com isso, você pode conferir se tudo está funcionando normalmente e ainda promover mais segurança no transporte ao retirar o calor residual do baú e impedir que as mercadorias o absorvam.


O que fazer quando o termômetro para durante o transporte

Quando o termômetro do equipamento de refrigeração para de funcionar durante o transporte, uma dúvida comum é: devo continuar transportando os produtos até o destino final? A resposta é não. Se o termômetro não está funcionando adequadamente, você não tem como garantir que os itens no baú estão refrigerados ou congelados na temperatura correta. Isso quer dizer que eles podem estar perdendo a sua qualidade, o que significa que não devem ser mais consumidos pelas pessoas, já que há risco de contaminação em se tratando de alimentos ou mesmo de ineficácia dos princípios ativos no caso dos medicamentos. Nessa situação, você pode tomar duas decisões: aferir a temperatura ou trocar o veículo. Vamos à primeira: se você contar com uma outra maneira de testar a temperatura do baú, como os indicadores de temperatura alternativos, verifique se ela está dentro dos valores especificados pelo contratante. Se tudo estiver certo, você pode continuar o transporte, mas averiguando a temperatura periodicamente, além de comunicar o seu gerente de frota. Já se você não tem como aferir a temperatura no baú refrigerado, comunique o seu gerente de frota imediatamente e, juntos, procurem uma solução para o problema. O indicado é que o veículo não continue o transporte de cargas refrigeradas, pois mesmo que chegue ao destino final, nada garante que as mercadorias estarão em perfeita qualidade. Assim, o ideal é que os produtos sejam retirados do veículo e colocados em outro baú com o pré-resfriamento realizado. Já o caminhão ou van com o termômetro avariado deve ser levado para o conserto. Ele até pode ser utilizado para transporte de cargas não refrigeradas, caso necessário. Mas não deve rodar na cadeia do frio até que o conserto seja feito. Deu pra entender a importância do termômetro para o transporte de cargas refrigeradas, concorda? Sem ele, é impossível saber com certeza qual é a temperatura do baú, o que coloca em risco toda a operação. Por isso, mantenha esse aparelho sempre em dia! E se tiver alguma dúvida sobre o tema, deixe seu comentário aqui embaixo para conversarmos.

Comments


bottom of page