top of page

Logística com refrigeração: conheça os detalhes dessa operação


Talvez você já tenha visto algum para-choque de caminhão com a frase “não é pressa nem loucura, é produto perdendo temperatura” pelas estradas, não é verdade? Ela deixa evidente a importância dos cuidados com a temperatura na logística com refrigeração, mas a verdade é que mais do que pressa ou loucura, é fundamental que a preocupação com os desafios desse setor sejam constantes.


Desafios de armazenamento na logística com refrigeração

E por falar neles, o que não falta são desafios na logística da cadeia do frio. Tudo começa já durante o armazenamento dos produtos na própria indústria, onde é preciso ter atenção às especificidades de cada um. Os cuidados com critérios como temperatura, umidade e iluminação são fundamentais em diversos segmentos, como o alimentício, farmacêutico

, de flores e de obras de arte. Isso porque alguns itens são sensíveis a variações nesses aspectos e não só podem perder os seus padrões de originalidade e qualidade como ainda sofrer contaminações se passarem por mudanças nesses parâmetros. Por isso, é fundamental conhecer as características de cada produto ─ as carnes são diferentes das frutas, por exemplo ─ para fazer o armazenamento correto. Nesse processo, é preciso ter atenção para que os itens não saiam da sua temperatura ideal. Aqui, é importante saber que eles podem ser secos (mantidos em temperatura ambiente), refrigerados (entre 4 e 10 °C), congelados (entre -12 e -18 °C) ou supercongelados (abaixo de -18 °C). Além disso, outro desafio desse estágio é em relação à forma de armazenar. É necessário observar a melhor maneira de empilhar os produtos em dois sentidos: primeiro, para não bloquear a ventilação e permitir a circulação de ar por todos os itens armazenados. Depois, para evitar que as embalagens e os próprios produtos sofram danos. Vale ressaltar também a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e da limpeza constante das câmaras frias.


Desafios de transporte na logística com refrigeração

Os desafios da logística com refrigeração continuam com o transporte refrigerado de cargas. Aqui, é necessário ter muito cuidado para que os produtos não percam temperatura ao saírem do estoque e entrarem nos veículos que, aliás, devem ser próprios para esse tipo de transporte e devem contar com baú refrigerado e equipamentos de refrigeração

eficientes. Para que os itens continuem em suas características originais, o pré-resfriamento do baú é essencial. Ele serve para tirar o calor residual presente no baú, a fim de que ele não acabe sendo absorvido pelos produtos após o carregamento. Esse processo também ajuda a verificar e a garantir que todos os equipamentos estão funcionando corretamente, conforme o esperado. Com o carregamento pronto, tem início um dos principais desafios na logística com refrigeração, que é fazer com que todos esses produtos cheguem ao destino de forma segura, conforme o seu padrão de qualidade. Tudo isso levando em conta a grande extensão da malha rodoviária do Brasil e as condições ruins de grande parte das rodovias brasileiras. Para que essa jornada tenha sucesso, é preciso seguir as boas práticas no transporte refrigerado, com a manutenção preventiva e corretiva adequada, com a limpeza constante e correta do baú, seguindo as especificações dos fornecedores a respeito das características dos produtos e contando com bons equipamentos de refrigeração. Nesse sentido, a tecnologia é uma parceira para garantir que o transporte seja feito com eficiência. A partir de soluções como o aplicativo Meu Frigo King, é possível acompanhar as informações do baú refrigerado e do equipamento de refrigeração e avaliar se está tudo conforme o esperado. Além disso, caso seja necessário fazer alguma alteração, é possível dar esse comando pela tela do celular. Com ele, também é possível acompanhar os trajetos e conferir a localização dos veículos de maneira instantânea, independentemente da distância entre eles e a sua empresa. E o melhor é que você ainda conta com um histórico de desempenho do compressor e do equipamento de refrigeração que pode ser usado para otimizar ainda mais a gestão do transporte refrigerado de cargas. Você sabe como ninguém que os desafios na logística com refrigeração são muitos: desde a hora em que o produto sai da indústria até o momento em que chega ao destino, as preocupações com a temperatura, a legislação e todos os critérios que interferem nesse processo são muitas, mas, como vimos, são importantes para garantir a qualidade dos produtos. E você, como tem lidado com todos esses desafios? Conte com a Frigo King para ter ainda mais sucesso no transporte refrigerado de cargas. Nós estamos à disposição para ajudar você a superar os desafios na logística com refrigeração. Acesse o nosso site ou entre em contato conosco para saber como podemos apoiar a sua empresa!

Comments


bottom of page