top of page

Entenda o papel do compressor do equipamento de refrigeração para transporte


O compressor do equipamento de refrigeração é uma peça indispensável para o funcionamento dos demais componentes do sistema e para a eficiência do transporte de cargas em baixas temperaturas. Mas, embora a importância desse item seja muito conhecida, você sabe, de fato, qual é a função do compressor nos sistemas de refrigeração? Se não, não tem problema! Neste artigo, nós vamos explicar qual é o papel do compressor e mostrar os diversos modelos dessa peça que são utilizados nos equipamentos de refrigeração no transporte. Confira e entenda melhor o funcionamento desse componente!


Qual é a função do compressor do equipamento de refrigeração

Para compreender como funciona o compressor do equipamento de refrigeração, podemos utilizar um exemplo bem conhecido de todos: o coração. Ele bombeia sangue para todo o corpo humano e, caso pare de repente, todos os outros órgãos têm sua atividade comprometida, o que faz com que o “sistema” deixe de funcionar por completo. O compressor atua de maneira parecida: para que o sistema de refrigeração funcione corretamente, o gás refrigerante deve passar por toda a tubulação, como o sangue no corpo humano. E aqui, quem faz o bombeamento desse fluido é justamente o compressor, que comprime o gás e o bombeia por toda a tubulação, retirando o calor e promovendo a refrigeração da carga. Ou seja, assim como o coração é indispensável para o corpo humano, o compressor é componente essencial para qualquer sistema de refrigeração. É por esse motivo que ele tem tanta importância no transporte refrigerado de cargas

e precisa passar por manutenção periodicamente. Afinal, sem ele, é prejuízo na certa!


Quais são os tipos de compressor para equipamento de refrigeração

Existem diversos tipos de compressor para equipamentos de refrigeração e é importante conhecê-los para escolher o aparelho ideal para a sua necessidade. Veja:


Compressor hermético:

também chamado de compressor acoplado, esse modelo fica conectado ao motor do veículo e é mais indicado para pequenas potências. Nesse caso, não é possível ter acesso para fazer a manutenção local, o que torna o seu custo mais barato.


Compressor semi-hermético:

esse tipo de compressor também é acoplado ao motor, mas pode ser desparafusado para permitir a manutenção local. É mais moderno que o compressor hermético e pode ser usado para médias aplicações.


Compressor aberto:

esse modelo não é acoplado ao motor e a transmissão de força costuma ser feita por correias. O interior desse tipo de compressor pode ser facilmente acessado, permitindo que ele seja aberto e reparado no próprio veículo. É uma opção mais leve e mais potente. Todos esses modelos também se diferenciam em peso, capacidade, ruído e outras características. Por isso, o ideal é analisar todos esses aspectos para escolher o equipamento de refrigeração que tenha o compressor mais adequado às suas necessidades, além de verificar as demais funcionalidades. Aqui na Frigo King, temos uma linha de produtos completa, com soluções para qualquer demanda e equipamentos com o compressor ideal para o seu tipo de serviço.


Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e saiba como podemos ajudar você a conquistar ainda mais eficiência no transporte refrigerado de cargas! E se você ficou com alguma dúvida sobre a função do compressor do equipamento de refrigeração ou quer compartilhar a sua opinião ou experiência com o tema, deixe seu comentário aqui embaixo e enriqueça a nossa conversa!

Comments


bottom of page