top of page

Conheça as diferenças entre os equipamentos acoplados e elétricos de refrigeração


Garantir a temperatura ideal para cada tipo de produto durante o transporte de cargas refrigeradas é fundamental. E o primeiro passo para assegurar a eficiência

nessa atividade é escolher equipamentos que atendam às necessidades e às características do serviço prestado. Nesse sentido, entender a diferença entre os equipamentos acoplados e elétricos de refrigeração é um aspecto importante. É por isso que, neste artigo, vamos explicar o que muda entre esses dois tipos de aparelho e qual é a indicação de uso para cada um deles. Assim, você fica bem informado para fazer a escolha certa na hora de decidir entre o equipamento ideal para a sua empresa. Acompanhe!


Como funciona um equipamento de refrigeração

Antes de falarmos sobre as diferenças entre os equipamentos acoplados e elétricos de refrigeração, é necessário entender como esse tipo de aparelho funciona. Bem, para que o gás refrigerante passe por todo o sistema de refrigeração, ele precisa ser bombeado. É para isso que serve o compressor, a peça que faz essa função, permitindo que o fluido seja transmitido pelos tubos. O compressor, por sua vez, necessita de uma força para funcionar. É justamente aí que as diferenças entre os equipamentos acoplados e elétricos de refrigeração se tornam um aspecto importante, pois elas dizem respeito à origem dessa força motriz necessária para o bom desempenho do compressor e, consequentemente, pela eficiência na refrigeração da carga.


O que é o equipamento acoplado de refrigeração

Uma das maneiras de gerar a força necessária para o funcionamento do compressor é conectar essa peça diretamente ao motor do caminhão ou da van, por meio de uma correia. Quando o aparelho funciona dessa forma, ele é chamado de equipamento acoplado de refrigeração, já que está ligado ao motor e depende dele para funcionar. Como a refrigeração só ocorre com o veículo ligado, esse tipo de aparelho se torna mais indicado para trajetos curtos, que não necessitem de paradas, já que, com o motor desligado, a refrigeração é desativada e a carga fica exposta à variação de temperatura. Nesse caso, também é importante fazer o carregamento pouco antes do transporte para que os produtos estejam sempre refrigerados.


O que é o equipamento de refrigeração elétrico

O equipamento de refrigeração elétrico é o aparelho que tem um motor movido à eletricidade ligado ao compressor diretamente no eixo ou por uma correia. Como esse motor depende de uma fonte de energia externa e não pode ser usado com o veículo em trânsito, ele atua como um complemento de outros sistemas, como o compressor acoplado ao motor do caminhão ou da van. Por esse motivo, ele costuma ser chamado de equipamento de refrigeração acoplado e elétrico. Seu grande benefício é a versatilidade, já que pode ser usado tanto com o veículo ligado como desligado, desde que haja uma fonte de energia externa. Além disso, ele possibilita o pré-resfriamento do baú, o que é importante para evitar o choque térmico, sem que o caminhão ou van precise estar ligado.


Como escolher entre os equipamentos acoplados e elétricos de refrigeração

Você já viu que os equipamentos acoplados e elétricos de refrigeração funcionam de modo diferente. Mas, afinal, como escolher o ideal para fazer o transporte refrigerado na sua empresa? Não há uma receita pronta e tudo depende das características e necessidades do dia a dia do seu negócio. Se, por exemplo, as entregas são curtas e sem paradas longas, o equipamento acoplado é uma boa opção. Esse aparelho também costuma ter um custo menor se comparado aos outros modelos, o que o torna uma alternativa vantajosa para quem está começando um negócio. É preciso ter cuidado apenas para não manter mercadorias que necessitam de refrigeração no baú enquanto o motor estiver desligado, a fim de garantir a segurança e a qualidade dos produtos. Já se a sua empresa presta serviço de transporte para longas distâncias, em que a entrega é exposta a congestionamentos, pausas para descanso do motorista e outros tipos de parada, o equipamento elétrico de refrigeração é mais aconselhável, uma vez que permite manter a carga na temperatura ideal mesmo com o veículo desligado, precisando apenas de uma fonte de energia externa. Vale lembrar que outra opção é o equipamento a diesel, que tem sistema totalmente independente do caminhão. Esse aparelho é indicado para suportar o funcionamento de compressores ainda mais potentes e é ideal para viagens longas em que, além das paradas, também é difícil encontrar uma fonte de energia elétrica externa.


Flexibilidade e segurança no transporte refrigerado é com a Frigo King!

\Agora que você conhece o funcionamento dos equipamentos acoplados e elétricos de refrigeração, é hora de escolher o ideal para a sua empresa. E a Frigo King está preparada para ajudar você nessa missão. Nós temos diversas linhas com aparelhos acoplados, elétricos e a diesel, que atendem às suas necessidades com flexibilidade e segurança. Acesse o nosso site ou entre em contato com nossa equipe para saber mais. Estamos à disposição para ajudar a sua empresa a garantir a temperatura certa em qualquer trajeto!

Comments


bottom of page