top of page

Como garantir eficiência máxima no transporte de cargas refrigeradas


Quando alimentos, medicamentos e outros produtos que precisam permanecer em baixas temperaturas estão sendo conduzidos por caminhões, vans, furgões ou contêineres, dizemos que está sendo feito um transporte de cargas refrigeradas. E, assim como para outros tipos de mercadorias, aqui também há particularidades específicas que precisam ser observadas e respeitadas. Não basta, por exemplo, ter apenas um caminhão frigorífico e pronto, tudo resolvido. Para realizar esse tipo de serviço, é necessário contar com empresas especializadas e de confiança, pois há regras rígidas impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que vão desde o tipo de mercadoria até a rota e o tempo máximo da viagem. Por isso, as empresas que fazem o transporte de cargas refrigeradas precisam tomar alguns cuidados importantes para garantir eficiência máxima durante todo esse processo. Siga com a gente e veja quais são eles!


Principais cuidados no transporte de cargas refrigeradas

Para fazer um transporte correto de produtos refrigerados há alguns cuidados que as transportadoras precisam se atentar. Confira os principais:


1 - Montar uma unidade de transporte adequada

Para fazer isso é preciso que o caminhão tenha a cabine separada do compartimento de carga, que deve ter o assoalho vedado e as paredes lisas para manter uma circulação de ar eficiente e facilitar a higienização periódica (vamos falar mais sobre isso em outro tópico). Além disso, quando for necessário o uso de paletes, eles devem ser impermeáveis e rígidos, evitando o acúmulo de umidade, fungos ou sujeiras que representem riscos para a carga.


2 - Usar um bom sistema de refrigeração para caminhões

Colocamos a escolha do sistema de refrigeração como cuidado número 2, mas você não deve entendê-la como um segundo passo. Essa definição deve ser feita em paralelo à preparação do compartimento de carga, pois detalhes como o tamanho do baú frigorífico, o tipo de vedação e os acabamentos em portas e paredes podem interferir diretamente no modelo certo de equipamento de refrigeração para o seu transporte. Para facilitar o processo de escolha, o mais indicado é buscar orientação com uma empresa especializada neste tipo de equipamento, até porque há uma grande variedade de opções disponíveis no mercado. Você pode encontrar, por exemplo, desde aparelhos que utilizam o motor do próprio veículo para o sistema de refrigeração até aqueles que usam um motor à parte e a diesel para realizar a refrigeração. E quem conhece a Frigo King sabe que somos referência em equipamentos de refrigeração de última geração! Além de oferecer uma linha completa de equipamentos, que atende veículos pequenos, médios e grandes, a Frigo King também fornece auxílio completo aos clientes da pré à pós-venda, com atendimento personalizado, ampla rede de assistências técnicas e suporte de uma equipe de engenharia especializada. Quer saber mais? Acesse nosso site ou entre em contato com nossa equipe.


3 - Armazenar e distribuir as mercadorias de maneira correta

Depois de cuidar da estrutura física do caminhão, é hora de verificar como será feito o acondicionamento das mercadorias dentro dele para garantir a eficiência no transporte. Tenha em mente que, conforme o tamanho do compartimento de carga, do tipo de equipamento de refrigeração escolhido e da distância do deslocamento, os produtos devem ser organizados de formas diferentes. Há, por exemplo, mercadorias que não podem ser empilhadas, mas precisam ficar penduradas. Outras precisam ficar distribuídas uniformemente para receberem a mesma quantidade de refrigeração. Algumas são congeladas, outras somente resfriadas. Então, antes de colocar tudo no caminhão e tocar viagem, é preciso conferir as especificações dos fabricantes. Aqui, é importante também ficar atento a como a mercadoria chega para o transporte. Lembre-se que a função da câmara fria do caminhão é manter a carga na temperatura ideal e não resfriar ou congelar. Se o transporte realizado é, digamos, de carne de frango congelada, então ela já deve chegar dessa forma para o transporte. Também é preciso verificar a rota que será adotada para esse deslocamento. Ela deve ser planejada para minimizar os riscos e as possibilidades de complicações. Se você sabe que passará por uma região com trânsito muito intenso, em áreas de manobras de trens ou em pontes levadiças, por exemplo, considere planejar um caminho ou horário diferente para realizar esse transporte. Dessa forma, garante-se a qualidade do serviço e dos produtos que serão entregues.


4 - Manter a limpeza da câmara fria

Outro ponto que influencia muito na eficiência do transporte de cargas refrigeradas é manter a limpeza da câmara fria. Pode parecer estranho fazer essa relação, mas qualquer volume extra ou resíduo não planejado pode interferir na funcionamento do equipamento de refrigeração e reduzir sua eficiência. Por isso, é preciso ficar bastante atento em todas as etapas do transporte. O cuidado com a limpeza começa antes de embarcar as mercadorias, passa pela hora do embarque e vai até o desembarque. Antes de colocar os produtos no baú do caminhão é preciso certificar-se que não há nada que possa interferir no acondicionamento deles, como caixas ou resíduos de outras mercadorias. Na hora de embarcar, a atenção deve estar no manuseio das embalagens, para que não sejam danificadas. Se algo rasgar ou quebrar pode atingir outros produtos e acabar estragando todo o carregamento. O mesmo cuidado vale para a hora do desembarque pois, ao finalizar uma entrega sem nenhum problema, a higienização do caminhão para o próximo trabalho fica muito mais fácil. E você, que medidas adota no dia a dia do transporte refrigerado? Esperamos que os cuidados que citamos no texto ajudem você a garantir uma melhor eficiência no transporte de cargas refrigeradas, melhorando também a produtividade e a lucratividade da sua empresa. E, como já falamos aqui, pode contar com a Frigo King na hora de escolher o equipamento de refrigeração mais adequado para a sua frota. Entre em contato com a gente e venha conhecer nossas linhas de produtos.

Comments


bottom of page