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A importância do pré-resfriamento do baú de carga para um transporte de qualidade


Assim como outros tipos de transporte de cargas, o deslocamento de produtos congelados e resfriados também precisa seguir algumas regras. Aqui no blog, já falamos sobre as boas práticas para realizar esse trabalho, assim como das melhores maneiras para garantir sua eficiência. Hoje, vamos entender por que é importante fazer o pré-resfriamento do baú de carga e como proceder da maneira correta.


Por que fazer o pré-resfriamento do baú de carga?

Há, basicamente, dois motivos para que seja feito o pré-resfriamento do compartimento de carga. São eles:


1 - Retirar o calor residual

Em um país como o Brasil, em que as temperaturas podem chegar facilmente aos 40 °C, o calor residual pode ser encontrado em diversos lugares, inclusive dentro das carrocerias dos caminhões de transporte. Ao fazer o pré-resfriamento, retira-se esse calor absorvido pelas paredes, teto, piso e pelo ar dentro do baú de carga. Sem esse procedimento, quem acabará retirando o calor residual será o produto transportado. Se isso acontecer, a mercadoria pode sofrer uma alta brusca de temperatura e estragar, gerando prejuízos.


2 - Verificar o funcionamento correto do equipamento de refrigeração

Se a carga precisa se manter resfriada ou congelada durante todo o transporte, é obrigatório que o equipamento de refrigeração esteja funcionando corretamente, certo? A melhor forma de garantir isso é pelo pré-resfriamento do baú de carga. Assim, o transportador consegue observar se a temperatura está baixando da maneira correta e na velocidade habitual e mantendo-se estável ― o ideal, conforme a NBR 14701, é que a temperatura fique inalterada por, pelo menos, 15 minutos. Caso não seja observado esse procedimento, o motorista do caminhão pode ser enganado pelo embarque das mercadorias geladas, pois elas farão a temperatura cair, levando a crer que o aparelho está operando normalmente. Ao fazer o pré-resfriamento do baú de carga sempre, pode-se evitar muitos transtornos, como ter um carro com aparelho parado, carregado e distante dos pontos de carregamento e descarregamento.


Como fazer o pré-resfriamento do baú de carga?

Essa é uma pergunta que tem várias respostas, pois para cada tipo de produto e equipamento é necessário adotar uma forma de procedimento. Enquanto os produtos possuem diferentes temperaturas de transporte e sensibilidade às variações térmicas, os aparelhos de refrigeração e baús têm suas especificações em relação à capacidade de baixar a temperatura e reter o frio. Pensando em um situação em que não é possível ter todos os detalhes sobre o transporte, a recomendação é fazer um pré-resfriamento de, no mínimo, 30 minutos com as portas do baú fechadas. Dessa maneira, é possível verificar o funcionamento do equipamento, estabilizar a temperatura para que não haja perda logo após o carregamento e garantir um transporte adequado. Um ponto importante aqui é sempre desligar o equipamento quando as portas do compartimento de carga forem abertas e mantê-lo assim até que tudo esteja novamente fechado. Agindo dessa forma, evita-se que o ar refrigerado escape e o ar quente e úmido da parte externa seja sugado para dentro do baú.


Pré-resfriamento de acordo com o equipamento

Agora, quando é possível identificar algumas características do transporte, o pré-resfriamento do baú de carga fica muito mais fácil. Aqui, vamos mostrar como proceder de acordo com o tipo de equipamento. Confira:


Equipamento com compressor acoplado:

Esse tipo de aparelho dispõe de um único compressor, que é acoplado ao motor do caminhão e funciona somente quando o veículo está ligado. Para que o rendimento seja o desejado, o compressor deve atingir 1.800 rpm (rotações por minuto). Caso contrário, pode ocorrer o funcionamento inadequado do sistema. Para esse tipo de equipamento há uma exceção em relação ao pré-resfriamento: não deve ser feito quando for usado o fluido refrigerante R404A.


Equipamento com dois compressores:

Normalmente, um deles é acoplado ao motor do caminhão e o outro acionado por motor elétrico ou semi-hermético. Aqui, o ideal é usar o compressor elétrico ou semi-hermético. Para fazer o pré-resfriamento, basta ligar o aparelho na tomada e aguardar até que atinja a condição perfeita de funcionamento. Se for usar o acoplado, fique atento à orientação do item anterior.


Equipamento independente:

É aquele acionado por motor elétrico ou motor a diesel, ou seja, que não depende do caminhão. Basta acionar o equipamento de refrigeração e verificar se está tudo funcionando normalmente. Para fechar o nosso artigo, temos uma última orientação sobre como fazer o pré-resfriamento do baú de carga: a escolha do equipamento. Contar com um aparelho de refrigeração que garanta o transporte das mercadorias de maneira eficiente, desde antes do embarque até a entrega, é essencial na hora de oferecer um serviço de qualidade. E você pode contar com a Frigo King para definir o equipamento ideal. Os nossos equipamentos se destacam pelo fácil manuseio, rápida manutenção e alta performance. Durante o processo de desenvolvimento, nossos profissionais escolhem cuidadosamente os componentes usados nos produtos, a fim de proporcionar maior vida útil, economia e a temperatura certa para o transporte de mercadorias congeladas e resfriadas. Para saber mais sobre nossas linhas de equipamentos para refrigeração, entre em contato conosco. Nossa equipe está a postos para atendê-lo!

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