top of page

A importância da temperatura correta no transporte refrigerado de carnes


Quando o assunto é transporte refrigerado de carnes, a palavra-chave é temperatura. Esse aspecto é fundamental para que esse tipo de produto mantenha suas características originais e sua qualidade durante todo o transporte, desde a indústria até o consumidor final. Sem que se tenha atenção a isso, todos os agentes da cadeia do frio correm o risco de amargar prejuízo. A gente explica melhor: a carne é um produto perecível que deve ser mantido refrigerado ou mesmo congelado para evitar que micro-organismos infectem-no e acabem contaminando seus consumidores. Nesse sentido, carnes congeladas devem ser armazenadas com temperatura de, no mínimo, -18 °C. Já as carnes resfriadas, que geralmente são embaladas, devem ser mantidas entre 0 e 4 °C. Quando essas orientações não são obedecidas, a carne pode ser contaminada, ter seu aspecto visual alterado e, nesse caso, jamais deve ser destinada ao consumo, uma vez que pode fazer mal à saúde das pessoas. Embora pareça quase impossível que isso aconteça, na prática, o cenário é outro: muitas empresas já tiveram de lidar com o prejuízo de ter o seu carregamento estragado durante o transporte. Isso acontece, na maioria das vezes, porque a carga acabou ficando, mesmo que por poucos minutos, na temperatura incorreta.


Essa situação, por sua vez, pode ocorrer por diversos motivos, como erros no sensor de temperatura, problemas no baú refrigerado ou no equipamento de refrigeração, mau armazenamento dos produtos no veículo, entre outras falhas. Quando problemas assim acontecem, toda a carga é colocada em risco e, caso os produtos realmente estraguem, o prejuízo é grande para todos os agentes: para o fornecedor da mercadoria, que vai atrasar a entrega; para a transportadora, que terá de pagar pelo prejuízo; e para o cliente, que receberá o seu pedido com atraso. Isso sem contar que a imagem das marcas também fica prejudicada.


Como manter a temperatura correta no transporte refrigerado de carnes

Está mais do que evidente que ter cuidado com a temperatura no transporte refrigerado de carnes é importante para o sucesso dessa operação. Mas, afinal, como garantir que os produtos cheguem ao destino final com qualidade? Bom, na prática, há várias medidas que você pode tomar para ajudar a assegurar um transporte refrigerado eficiente. Um exemplo disso é fazer a manutenção preventiva do baú refrigerado e também dos equipamentos de refrigeração. Dessa forma, você garante que todas as peças estão funcionando corretamente e evita que qualquer problema ocorra na estrada, onde é mais difícil e também mais caro consertar ou manter o veículo parado. Antes de armazenar as carnes, faça o pré-resfriamento do baú refrigerado, o que ajuda a evitar que as carnes absorvam o calor residual presente no veículo. Além disso, ao fazer esse processo, também é possível garantir que todos os equipamentos estão trabalhando normalmente, prevenindo que os problemas sejam percebidos apenas com o veículo já em trânsito. Quanto à temperatura, é importante seguir as especificações presentes na embalagem ou o que foi orientado pelo fornecedor dos produtos.


É fundamental mantê-la sempre de acordo com o indicado, de preferência, fazendo o acompanhamento constante a partir de soluções tecnológicas como o app Meu Frigo King, que permite controlar a temperatura à distância pela tela do celular. Também é importante ter cuidado na transferência dos produtos para o veículo e vice-versa, a fim de que esse processo ocorra de forma ágil e eficiente. Nesse sentido, é indispensável acomodar os itens com cuidado para que a ventilação não seja obstruída e para que a circulação de ar atinja todas as mercadorias dentro do baú. Além disso tudo, é importante que a equipe seja treinada para que o carregamento e o transporte refrigerado de carnes ocorram de maneira adequada e eficaz.


Outro ponto importante é ter atenção à legislação e sempre seguir os padrões e normas publicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Seguindo essas dicas, o controle da temperatura não será mais um desafio para que o transporte refrigerado de carnes ocorra com sucesso na sua empresa! Se você precisar de apoio, conte com a Frigo King: nós temos equipamentos de refrigeração para várias necessidades e estamos à disposição para atender você. Acesse o nosso site ou entre em contato conosco!

Commentaires


bottom of page