Novidades do Blog

Refrigerados x Congelados. Os segredos de conservação de cada um.

Frigo King, há 2 anos
Refrigerados x Congelados. Os segredos de conservação de cada um.

O deslocamento de perecíveis é responsável por boa parte dos transportes rodoviários como um todo. Os resfriados e congelados são cargas que possuem características distintas e, obviamente, precisam de condições de conservação diferentes umas das outras. É importante observar a escala Celsius, de graus centígrados de cada um, mantendo o ambiente com o clima ideal.


No caso das mercadorias resfriadas a temperatura varia de acordo com o produto. Os pescados, por exemplo, devem estar na casa dos 3°C, carnes vermelhas a aves em 4°C, hortifrutigranjeiros em 5°C, já derivados e demais produtos em torno de 8°C. Os congelados por sua vez, recomenda-se que estejam conservados em, no mínimo, -18°C.


Pensando na realidade, sabemos o quanto é árduo o trabalho de manter dois ambientes com temperaturas diferentes no mesmo baú frigorífico. Nessa empreitada, são utilizadas algumas técnicas que permitem que se conserve distintos tipos de cargas, usando uma divisória que cria ambientes climatizados de acordo com a necessidade da mercadoria.


Existem três principais modelos de divisórias. A divisória fixa de fibra, feita normalmente de poliuretano e fibra de vidro, que veda bem o calor, porém, tem a desvantagem de não poder movimentar; a divisória móvel de fibra, feita dos mesmos materiais, que tem a vantagem de poder movimentar, no entanto não veda tão bem o calor. Para fechar, existem as divisórias de lona que são leves e econômicas, mas em contra partido tem performance inferior às divisórias de fibra.


A solução de refrigeração adequada para ambientes mistos, com resfriados e congelados, é um equipamento com dois evaporadores, porque no painel de controle é possível programar duas temporadas diferentes, o que auxilia muito no monitoramento dos ambientes, oferecendo maior confiança e rendimento operacional.


Nós da Frigo King, desenvolvemos equipamentos de altíssima qualidade, com tecnologia de ponta, para oferecer aos nossos clientes excelente custo-benefício e máxima performance. Leia nosso blog, veja nossos modelos exclusivos e consulte a nossa equipe. Solicite um orçamento e confira você mesmo todos os benefícios que oferecemos.