Transporte refrigerado

Entenda a importância de monitorar a temperatura da carga

Frigo King, há 4 anos
Entenda a importância de monitorar a temperatura da carga


\r\n

O transporte refrigerado é uma necessidade para a conservação de uma variedade de produtos, desde os alimentos até alguns tipos de obras de arte. Mas além de optar pelos melhores equipamentos e entender as peculiaridades de cada material transportado, é fundamental monitorar a temperatura da carga durante todo o trajeto para garantir a eficiência nesse processo.

\r\n


\r\n\r\n


\r\n

Por que é importante monitorar a temperatura da carga

\r\n


\r\n\r\n


\r\n

Imagine que a sua transportadora tem um caminhão novo, com os melhores equipamentos frigoríficos e de refrigeração para transportar um determinado tipo de alimento. Ao conversar com o cliente, ele especificou todas as particularidades da carga e, com isso, você programou a temperatura ideal e acomodou as mercadorias de forma correta e eficiente no baú. Tudo isso garante que os produtos chegarão ao destino nas condições ideais, certo? Não exatamente. É claro que contar com ótimos equipamentos e implantar as boas práticas de acondicionamento são medidas importantes para assegurar a conservação de mercadorias que precisam de refrigeração. No entanto, quem entende de logística, sabe que o trânsito é imprevisível.Obras, acidentes, greves e congestionamentos são apenas alguns dos fatores que podem fazer com que uma carga demore muito mais para chegar ao seu destino do que o esperado. E caso se trate de uma parada longa e de um equipamento de refrigeração dependente do funcionamento do motor, o risco de que haja algum prejuízo na qualidade das mercadorias é muito maior.Além disso, mesmo que não haja nenhum imprevisto no trânsito, ninguém está livre de outros tipos de problema, como um dano no próprio caminhão durante a viagem. Nesse sentido, para evitar que as perdas sejam ainda maiores, monitorar a temperatura da carga é fundamental! Confira como essa prática pode ajudar a sua empresa no transporte refrigerado: 

\r\n


\r\n\r\n


\r\n

Garantia da qualidade dos produtos

\r\n


\r\n\r\n


\r\n

O principal benefício de monitorar a temperatura da carga é garantir que ela está sendo transportada da forma ideal, conforme as suas peculiaridades. Há materiais, como alguns medicamentos, que precisam ser transportados em temperatura ambiente, enquanto outros tipos de produto, como as carnes, devem ser deslocadas em temperatura mais baixa. Nesse sentido, o primeiro passo para garantir que as mercadorias cheguem conservadas ao destino é conhecer os parâmetros indicados para o transporte delas. Depois, além de assegurar que o seu caminhão ou van está bem equipado, é só monitorar a temperatura da carga para garantir que ela está sendo refrigerada conforme o indicado!

\r\n


\r\n\r\n


\r\n

Ação rápida em caso de problema

\r\n


\r\n\r\n


\r\n

Outra vantagem de fazer o monitoramento da temperatura da carga é que você pode agir com muito mais rapidez caso algum problema seja detectado. Se você está no meio do trajeto e observa que a temperatura vem aumentando, por exemplo, pode parar e verificar o que está acontecendo ou pedir apoio para que a carga seja transferida para outro caminhão.De todo modo, é certo que quando você pode monitorar a temperatura da carga em tempo real fica muito mais fácil evitar o prejuízo ou até a perda total das mercadorias, já que a reação ao problema ocorre rapidamente. Assim, você ainda evita vários transtornos que poderiam impactar o seu bolso e também a sua imagem no mercado. 

\r\n


\r\n\r\n


\r\n

Preservação da imagem da empresa

\r\n


\r\n\r\n


\r\n

E já que falamos em imagem, vale ressaltar que monitorar a temperatura da carga também ajuda sua empresa nesse sentido. Afinal, essa medida permite que você tenha total controle das mercadorias que estão sendo transportadas e, com isso, possa garantir que elas cheguem ao destino com a qualidade que os clientes precisam e desejam. Isso, é claro, é ótimo para que eles voltem a fazer negócio com a sua empresa e ainda indiquem o seu serviço para outras pessoas. Já o contrário vai acontecer se as mercadorias que eles estão enviando ou recebendo chegarem fora das condições originais. Por isso, tenha muita atenção à temperatura e ao funcionamento de todos os equipamentos de refrigeração.

\r\n


\r\n\r\n


\r\n

Como monitorar a temperatura da carga

\r\n


\r\n\r\n


\r\n

Para monitorar a temperatura da carga, você pode colocar sensores junto ao carregamento ou contar com com uma tecnologia que se comunique com o equipamento de refrigeração, como é o caso do Smart Frigo, da Frigo King. Nesse sistema, o painel instalado na cabine informa em tempo real a temperatura da carga e ainda armazena essas informações para futuras análises.Que tal conhecer essa tecnologia? Acesse o nosso site ou entre em contato conosco para saber mais! E se você ficou com alguma dúvida sobre como monitorar a temperatura da carga, escreva aqui nos comentários! Nós estamos à disposição para ajudar.

\r\n


\r\n

 

\r\n

[cta]