Novidades do Blog

Controlador de temperatura: o que é e como funciona.

Frigo King, há 2 anos
Controlador de temperatura: o que é e como funciona.

Manter a carga refrigerada dentro da escala Celsius, graus centígrados, recomendada como ideal, pode parecer simples de se fazer, porém, no dia a dia da operação acaba se tornando uma tarefa árdua, já que durante o transporte, o motorista é obrigado a enfrentar diversas variações de estrada e de clima.


Para auxiliar nessa demanda são utilizados os controladores de temperatura. Existem dois tipos fundamentais: o controle em malha aberta e o controle em malha fechada. O primeiro, mais simples, opera sem considerar a temperatura ambiente. O segundo, mais sofisticado, opera a partir de um sensor que mede a temperatura ambiente e atualiza o sistema para se manter sempre próximo ao Setpoint.


Ainda sobre os controladores de temperatura, existem o de loop único e o multi-loop. No primeiro caso, o mecanismo possui uma entrada e uma ou mais saídas para controlar um sistema térmico. Já no segundo caso, existem múltiplas entradas e saídas capazes de controlar vários loops em um processo.


Pode ser analógico, que aceita termopares ou entradas RTD e oferece também o modo de controle de potência percentual; de limite, que opera por dispositivos de segurança independentes, utilizados em conjunto com um controlador de loop de controle existente; de uso geral, que tem vários tamanhos DIN, saídas múltiplas e funções de saída programáveis; de acionamento de motor de válvula, projetado para controlar motores de válvulas aplicados em processos de fabricação e o de perfil de temperatura, que permite programar uma série de Setpoints e o tempo para chegar em cada um deles.


Nós da Frigo King, desenvolvemos um sistema exclusivo que controla perfeitamente a temperatura interna do ambiente. A tecnologia Smart Frigo ajuda a monitorar e configurar em tempo real e de forma remota, a temperatura ideal do baú frigorifico, garantindo que a carga não sofra nenhum dano. Conheça mais sobre essa tecnologia. Clique e conheça nossos produtos.