Novidades do Blog

Como vencer os desafios em viagens de longa distância.

Frigo King, há 4 meses
Como vencer os desafios em viagens de longa distância.

Vários profissionais da estrada se deparam com a oportunidade de aumentar seus ganhos com a realização de viagens de longa distância. Entretanto, o que parece ser atraente a princípio, pode se tornar, também, uma fonte de uma série de problemas que afetam a qualidade de vida na estrada. Fatores como a estrutura precária encontrada na maioria das rodovias brasileiras e a necessidade de trafegar em locais perigosos e desconhecidos podem transformar percursos longos em grandes desafios.

Para garantir um bom faturamento e uma viagem menos cansativa, mais segura e tranquila, preparamos algumas dicas que vão melhorar sua qualidade de vida nas estradas.


1. Realize uma inspeção preventiva no caminhão: verifique o estado de todos os pneus, inclusive do estepe, verificando se não estão muito desgastados, com bolhas ou necessidade de calibrar. Confira o nível dos fluidos e seus filtros, a parte elétrica e os freios. Caso perceba algum barulho ou comportamento diferente, leve o caminhão ao mecânico antes de sair em viagem.

 

2. Estude o itinerário: ao transitar em locais desconhecidos é importante consultar o itinerário antes de partir, planejando as paradas para abastecer, alimentar-se, descansar e ir ao banheiro, sem correr o risco de parar em um local perigoso, além de tornar a viagem mais segura e rápida, chegando no local para fazer a entrega no horário combinado.

 

3. Verifique a documentação: sempre fique atento à documentação, evitando problemas com a fiscalização policial e fazendária por trafegar com a documentação irregular, sob  pena de ser multado podendo ter o veículo e a mercadoria apreendidos. Verifique se está portando os seus documentos pessoais obrigatórios, como a CNH e os certificados de cursos necessários para aquele tipo de carga, e se estão dentro da validade.

  

4. Confira a disposição da carga: para que a carga chegue em perfeito estado em seu destino, é fundamental verificar se o posicionamento das mercadorias está adequado, seu peso seja distribuído por toda a carroceria e se está tudo muito bem amarrado, para que não haja movimentação e derrame da carga.

 

5. Cuide bem da sua alimentação: para enfrentar a viagem com tranquilidade é preciso investir em alimentos saudáveis, por isso, ao planejar o itinerário, confira se haverá restaurantes e lanchonetes de qualidade no caminho para priorizar as paradas. Caso queira providenciar sua própria alimentação é preciso investir em uma estrutura mínima no caminhão, como fogareiro, minigeladeira, panelas, talheres, reservatório de água e materiais de limpeza, além dos mantimentos para você mesmo cozinhar. Por fim, leve bastante água potável, para se manter sempre hidratado.

 

6. Cuidado com imprevistos: em viagens longas, imprevistos podem acontecer e você mesmo deverá ter condições de resolvê-los. Portanto, é importante ter sempre um bom jogo de ferramentas compatíveis com os tipos de parafusos utilizados em seu caminhão, e carregar algumas lâmpadas sobressalentes, no caso de alguma delas queimar. Lembre-se também de levar uma maleta com itens de primeiros socorros e os remédios que costuma tomar, e uma capa de chuva com roupas extras.

 

7. Mantenha o tédio afastado: ficar dirigindo por horas, além de cansativo, é entediante, e para eliminar esse problema e a impressão de que a viagem está durando muito mais do que aparenta, providencie CDs ou um pen drive com muitas músicas do seu gênero preferido para tocar durante a viagem, ou até uma televisão na cabine para assistir quando estiver parado.

 

E o mais importante: não fique muito tempo dirigindo, faça paradas a cada 2 horas, levantar um pouco e esticar o corpo com um alongamento. Aproveite para lavar o rosto e a nuca com água fria e tomar um café para despertar. No entanto, se perceber que está muito cansado, não tente seguir viagem. A recomendação é respeitar os limites do seu corpo e descansar. Pare o caminhão em um local seguro e durma o suficiente para restabelecer as energias. Volte para a estrada apenas depois que estiver revigorado.