Transporte refrigerado

A importância do pré-resfriamento do baú de carga para um transporte de qualidade

Frigo King, há 4 anos
A importância do pré-resfriamento do baú de carga para um transporte de qualidade

Assim como outros tipos de transporte de cargas, o deslocamento de produtos congelados e resfriados também precisa seguir algumas regras. Aqui no blog, já falamos sobre as

boas práticas

para realizar esse trabalho, assim como das melhores

maneiras para garantir sua eficiência

. Hoje, vamos entender por que é importante fazer o pré-resfriamento do baú de carga e como proceder da maneira correta.\r\n

Por que fazer o pré-resfriamento do baú de carga?

\r\nHá, basicamente, dois motivos para que seja feito o pré-resfriamento do compartimento de carga. São eles:\r\n

1 - Retirar o calor residual

\r\nEm um país como o Brasil, em que as temperaturas podem chegar facilmente aos 40 °C, o calor residual pode ser encontrado em diversos lugares, inclusive dentro das carrocerias dos caminhões de transporte. Ao fazer o pré-resfriamento, retira-se esse calor absorvido pelas paredes, teto, piso e pelo ar dentro do baú de carga. Sem esse procedimento, quem acabará retirando o calor residual será o produto transportado. Se isso acontecer, a mercadoria pode sofrer uma alta brusca de

temperatura

e estragar, gerando prejuízos.\r\n

2 - Verificar o funcionamento correto do equipamento de refrigeração

\r\nSe a carga precisa se manter resfriada ou congelada durante todo o transporte, é obrigatório que o equipamento de refrigeração esteja funcionando corretamente, certo? A melhor forma de garantir isso é pelo pré-resfriamento do baú de carga. Assim, o transportador consegue observar se a temperatura está baixando da maneira correta e na velocidade habitual e mantendo-se estável ― o ideal, conforme a NBR 14701, é que a temperatura fique inalterada por, pelo menos, 15 minutos.\r\n\r\nCaso não seja observado esse procedimento, o motorista do caminhão pode ser enganado pelo embarque das mercadorias geladas, pois elas farão a temperatura cair, levando a crer que o aparelho está operando normalmente. Ao fazer o pré-resfriamento do baú de carga sempre, pode-se evitar muitos transtornos, como ter um carro com aparelho parado, carregado e distante dos pontos de carregamento e descarregamento.\r\n

Como fazer o pré-resfriamento do baú de carga?

\r\nEssa é uma pergunta que tem várias respostas, pois para cada tipo de produto e equipamento é necessário adotar uma forma de procedimento. Enquanto os produtos possuem diferentes temperaturas de transporte e sensibilidade às variações térmicas, os aparelhos de refrigeração e baús têm suas especificações em relação à capacidade de baixar a temperatura e reter o frio.\r\n\r\nPensando em um situação em que não é possível ter todos os detalhes sobre o transporte, a recomendação é fazer um pré-resfriamento de, no mínimo, 30 minutos com as portas do baú fechadas. Dessa maneira, é possível verificar o funcionamento do equipamento, estabilizar a temperatura para que não haja perda logo após o carregamento e garantir um transporte adequado.\r\n\r\nUm ponto importante aqui é sempre desligar o equipamento quando as portas do compartimento de carga forem abertas e mantê-lo assim até que tudo esteja novamente fechado. Agindo dessa forma, evita-se que o ar refrigerado escape e o ar quente e úmido da parte externa seja sugado para dentro do baú.\r\n

Pré-resfriamento de acordo com o equipamento

\r\nAgora, quando é possível identificar algumas características do transporte, o pré-resfriamento do baú de carga fica muito mais fácil. Aqui, vamos mostrar como proceder de acordo com o tipo de equipamento. Confira:\r\n\r\n

Equipamento com compressor acoplado:

Esse tipo de aparelho dispõe de um único compressor, que é acoplado ao motor do caminhão e funciona somente quando o veículo está ligado. Para que o rendimento seja o desejado, o compressor deve atingir 1.800 rpm (rotações por minuto). Caso contrário, pode ocorrer o funcionamento inadequado do sistema. Para esse tipo de equipamento há uma exceção em relação ao pré-resfriamento: não deve ser feito quando for usado o fluido refrigerante R404A.\r\n\r\n

Equipamento com dois compressores:

Normalmente, um deles é acoplado ao motor do caminhão e o outro acionado por motor elétrico ou semi-hermético. Aqui, o ideal é usar o compressor elétrico ou semi-hermético. Para fazer o pré-resfriamento, basta ligar o aparelho na tomada e aguardar até que atinja a condição perfeita de funcionamento. Se for usar o acoplado, fique atento à orientação do item anterior.\r\n\r\n

Equipamento independente:

É aquele acionado por motor elétrico ou motor a diesel, ou seja, que não depende do caminhão. Basta acionar o equipamento de refrigeração e verificar se está tudo funcionando normalmente.\r\n\r\nPara fechar o nosso artigo, temos uma última orientação sobre como fazer o pré-resfriamento do baú de carga: a escolha do equipamento. Contar com um aparelho de refrigeração que garanta o transporte das mercadorias de maneira eficiente, desde antes do embarque até a entrega, é essencial na hora de oferecer um serviço de qualidade. E você pode contar com a

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para definir o equipamento ideal.\r\n\r\nOs nossos equipamentos se destacam pelo fácil manuseio, rápida manutenção e alta performance. Durante o processo de desenvolvimento, nossos profissionais escolhem cuidadosamente os componentes usados nos produtos, a fim de proporcionar maior vida útil, economia e a temperatura certa para o transporte de mercadorias congeladas e resfriadas. Para saber mais sobre nossas

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