top of page

Quatro dicas importantes na hora de contratar uma frota refrigerada


Encontrar a empresa certa para se encarregar do transporte das suas cargas refrigeradas é uma grande responsabilidade. Afinal, essa é uma logística que exige atenção e cuidados constantes. É por isso que, naturalmente, a tarefa só pode ser confiada a uma frota refrigerada capaz de oferecer experiência de mercado, conhecimento operacional e equipamentos de alta tecnologia. Sem contar que, seja no transporte de alimentos perecíveis, seja no de medicamentos, a falta de atenção com os detalhes e com a manutenção da temperatura pode colocar toda a carga em risco, resultando em prejuízos financeiros para a sua empresa ou, em casos mais extremos, colocando a saúde do seus clientes e consumidores em risco!


O que procurar em uma frota refrigerada

Sabemos que diversos fatores podem pesar na hora de escolher uma frota refrigerada — valor do contrato, número de veículos disponíveis e área de cobertura são alguns exemplos. Contudo, para além dos aspectos práticos, alguns detalhes operacionais não podem passar batidos, e é por isso que separamos quatro pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma frota para atender o seu negócio. Confira:


1 - Experiência


Sempre verifique se a empresa tem experiência no transporte de cargas refrigeradas. A última coisa que você quer é trabalhar com alguém que não conheça os meandros desse setor e que, por isso, não seja capaz de levar seus produtos para onde eles precisam ir de maneira rápida e segura. Esses benefícios ainda podem ir além: companhias mais experientes costumam contar com redes mais completas de assistências técnicas espalhadas pelo território nacional, com peças, equipamentos e até mesmo veículos de reposição para situações de emergência.


2 - Equipamento adequado

Talvez um dos aspectos mais importantes para se considerar, os equipamentos de refrigeração cumprem um papel verdadeiramente fundamental em todo esse processo logístico! Aqui, é indispensável contar com máquinas robustas, resistentes e potentes, capazes de suportar as variações das condições climáticas e de tráfego sem comprometer a qualidade da carga transportada.


Frigo King, por exemplo, os equipamentos da linha Apollo são desenvolvimentos com chassi em aço carbono, conferindo resistência superior e robustez sem abrir mão da leveza, ajudando na redução do consumo de combustível e mantendo a temperatura interna do baú refrigerado nos padrões nacionais e internacionais para diversos tipos de carga!


3 - Atenção ao monitoramento

Já falamos em outro artigo aqui no blog que um dos principais benefícios do monitoramento da temperatura da carga é garantir que ela esteja sendo transportada da forma ideal. Afinal, há materiais, como alguns medicamentos, que precisam ser transportados em temperatura ambiente, enquanto outros tipos de produto, como as carnes, devem ser deslocadas em temperatura mais baixa. Além disso, o monitoramento em tempo real da temperatura interna do baú refrigerado permite ao motorista agir com muito mais rapidez caso algum problema seja detectado, assegurando a integridade da carga. Por isso, vale buscar uma frota refrigerada que trabalhe com esse tipo de solução!


4 - Tecnologia

Por fim, tenha em mente que a tecnologia é uma grande aliada da cadeia do frio

! Com o suporte de algumas soluções que estão no mercado, já é possível acompanhar os trajetos dos veículos da sua frota refrigerada em tempo real, controlar a temperatura da câmara fria de forma remota, programar funções básicas e acessar dados de desempenho de qualquer lugar do mundo, recursos que fazem toda a diferença para a rotina do seu negócio! Um bom exemplo é a tecnologia exclusiva do aplicativo Meu Frigo King. Com ele, você pode acompanhar em tempo real as principais informações tanto do baú refrigerado quanto do equipamento de refrigeração e analisar se está tudo certo. E o melhor: caso seja preciso ajustar a temperatura ou fazer o degelo, você e o motorista podem dar esses comandos diretamente pela tela do smartphone! Pronto! Agora você já pode fazer um checklist bem criterioso e procurar uma frota refrigerada que atenda o seu negócio na medida ideal. Ah, e não esqueça que a Frigo King é referência em soluções de alta tecnologia para o transporte de cargas em mais de 20 países! Por isso, se precisar de mais dicas ou quiser conhecer melhor as nossas linhas de equipamentos, entre em contato

com a nossa equipe ou deixe seu comentário aqui no blog!

Comments


bottom of page